Este blog objetiva dar visibilidade ao "Projeto Memória de Leopoldina", em seu "Módulo 1". Desenhado pela Coordenadoria da Casa de Leitura Lya Botelho (Leopoldina,MG) com a finalidade de envolver todos os alunos das escolas públicas e particulares da rede de ensino do município, além da população em geral, o Projeto visa abranger diversos aspectos referentes à preservação do Patrimônio Histórico da cidade de Leopoldina e seus distritos.
sábado, 2 de junho de 2012
Lideranças ( I )
Quem esteve na manhã de ontem, dia 31 de maio, na Casa de Leitura Lya Botelho, foi o Sr. Amaury Santos, ativo membro da comunidade negra de Leopoldina, a convite dos Coordenadores Maria Lucia Braga e Alexandre Moreira.
Foi feita uma apresentação de todo o Projeto Memória Leopoldina (Módulo 1) para o ilustre convidado, inclusive do conteúdo pedagógico do mesmo, bem como da extensa programação de atividades que envolverão, não apenas as escolas públicas e particulares do município, mas todos os seus cidadãos.
O que a Coordenadoria da Casa de Leitura Lya Botelho pretende é, através dos Módulos constituintes desse amplo Projeto de Memória Leopoldina, pesquisar, organizar e formatar conteúdos que preservem a nossa história, através de todos os elementos que a compõem. Portanto, num espectro de múltiplas possibilidades, decidiu-se iniciar pelo módulo que abrange uma das maiores etnias do local, os negros.
Representando mais de 60% da população de Leopoldina, a comunidade negro carrega consigo um legado histórico de valor inestimável e sua participação na construção sócio-econômica-cultural do município deve receber o mérito devido. Desejamos, portanto, que as lideranças negras, os líderes comunitários, representantes de órgãos públicos, cientistas sociais, antropólogos, historiadores, produtores culturais, se aglutinem em torno desse Projeto e tragam a sua contribuição efetiva para esse nascente acervo. Que os nossos estudantes, representantes das novas gerações de leopoldinenses, possam sentir que a história oral e escrita, os fatos documentados ou lembrados, são cuidadosamente preservados e zelosamente transmitidos pelos guardiães dessas informações, num processo contínuo, que flui com o rio da história.
Outros Módulos certamente virão, cada um abordando um dos aspectos constituintes do mosaico que é o nosso Patrimônio Cultural. Ao final, teremos atualizado e enriquecido o acervo da nossa história, com novos dados e conteúdos, propiciando a criação de um verdadeiro e merecido Memorial para a nossa cidade.
Marcadores:
afrobrasileiro,
afrodescendente,
casa de leitura lya botelho,
cidade,
comunidade,
cor,
escravo,
estudo,
história,
leopoldina,
lider,
memória,
minas gerais,
município,
negritude,
negro,
patrimonio,
pesquisa,
raça
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação e incentivamos que continue acompanhando nossas postagens.