Com o Apoio Cultural da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França, a Casa de Leitura Lya Botelho, de Leopoldina, apresenta, de 8 a 14 de julho a Mostra de Cinema Africano "ÁFRICA: UM OUTRO OLHAR".
Serão 8 filmes de produtores, diretores, roteiristas, técnicos e atores africanos, distribuidos em 7 dias de exibição, numa amostragem da produção cinematográfica africana "de raiz". O desconhecimento que temos dessa produção, seja pelo desinteresse dos distribuidores internacionais que dificulta o acesso às obras, ou devido a uma cinefilia "viciosa" pela produção norte-americana ou européia, poderá ser amenizado nessas sessões diárias que a Casa de Leitura promoverá no mes de julho, sempre às 19:30h.
Abordando temas como as tradições, os costumes, os aspectos religiosos, a presença da guerra civil, histórias de sonhos e esperanças, a mostra reúne exemplos do trabalho de diretores como Zezé Gamboa "O Herói"), homenageado pelo FESTIVAL CINEPORT (produzido pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho), à Flora Gomes, com sua delicada e divertida "Nha Fala".
Essa Mostra faz parte das atividades paralelas pertinentes ao Módulo 1: "A presença do Negro no desenvolvimento sócio, político, econômico e cultural de Leopoldina", do PROJETO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: LEOPOLDINA-MG que a Casa de Leitura Lya Botelho vem desenvolvendo junto às escolas da rede pública e particular de ensino e aberta a toda a comunidade. No mês de Junho foi exibida a Mostra "O Negro no Cinema Norte-Americano", com uma seleção de filmes que pudessem traduzir a imagem do negro na sociedade norte-americana, interpretada pelo cinema daquele país. Em Julho, com essa Mostra "ÁFRICA: UM OUTRO OLHAR", buscamos filmes que proporcionassem, não apenas uma comparação entre origens, mas uma imersão dentro da estética e da linguagem de autores e artistas africano, falando deles mesmos, narrando suas histórias e assim nos permitindo vivenciar um pouco da vida naquele continente.
Abaixo, a Programação da Mostra "ÁFRICA: UM OUTRO OLHAR":
- domingo, 08 de julho: NHA FALA (diretor: Flora Gomes)
- segunda-feira, 09 de julho: DRUM (diretor: Zola Maseko)
- terça-feira, 10 de julho: O HERÓI (diretor: Zezé Gamboa)
- quarta-feira, 11 de julho: O PREÇO DO PERDÃO (diretor: Mansur Sora Wade)
- quinta-feira, 12 de julho: EM NOME DE CRISTO (diretor: Roger Gnoan M'bala)
- sexta-feira, 13 de julho: BUUD YAM (diretor: Gaston Kaboré)
- sábado, 14 de julho: COURTS DE RECRÉ e IMPRESSÕES DA ÁFRICA
SERVIÇO:
Quando: de 8 a 14 de julho de 2012
Horário: sempre às 19:30h
Onde: Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / Leopoldina-MG)
Entrada franca
Censura: confirmar a cada filme pelo telefone (32) 3441-2090
APOIO CULTURAL:
APOIO, REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação e incentivamos que continue acompanhando nossas postagens.