"BUUD YAM", do diretor burquinense Gaston Kaboré narra, à maneira da tradição oral africana, uma mítica viagem de auto-descoberta.
No começo do séc. XIX, Wend Kuuni, ao ser encontrado abandonado e quase morto no meio da selva, é adotado e criado por uma família de uma pequena aldeia africana localizada numa curva do Rio Niger após sua mãe ter sido morta por ser considerada feiticeira. Quando sua irmã adotiva, Pughneere, fica doente de uma misteriosa doença, Wend Kuuni deixa a aldeia e empreende uma longa viagem em busca de um curandeiro que a ajude a recuperar a saúde.
Como numa história infantil, esse filme é a respeito da infância e da busca por uma identidade, do encontro consigo mesmo. Além disso, o filme levanta algumas questões fundamentais a respeito de coisas que constroem ou destroem o mundo e a humanidade: a tolerância e a inclusão social que permite às pessoas comuncarem-se e respeitarem-se, ou, ao contrário, a desconfiança, a intolerância, a exclusão e o consequente medo do outro.
Nessa busca pelo lendário curandeiro que, com suas "ervas do leão", poderá curar sua irmã adotiva, Wend Kuuni realiza uma jornada inicática que o conduzira rumo às suas próprias raízes.
SERVIÇO:
Filme: "BUUD YAM", de Gaston Kaboré
Quando: sexta-feira, 13 de julho
Horário: 19:30h
Local: Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / Leopoldina-MG)
Entrada grátis
Censura: 14 anos
Apoio Cultural:
Apoio Institucional, Realização e Patrocínio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação e incentivamos que continue acompanhando nossas postagens.