terça-feira, 17 de julho de 2012

Mostra de Cinema Africano: a África na Zona da Mata


     Terminou, neste sábado dia 14 de julho, a "ÁFRICA: UM OUTRO OLHAR", Mostra de Cinema Africano promovido pela Casa de Leitura Lya Botelho, de Leopoldina-MG, com o patrocínio da ENERGISA, o Apoio Institucional da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Apoio Cultural da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français e da própria Embaixada da França, além do jornal "Leopoldinense On-Line".

     Foram 8 filmes de países como Angola, Burkina Faso, Guiné-Bissau, África do Sul, Mali, Costa do Marfim, representantes do cinema contemporâneo daquele continente, propiciando uma visão da sua cultura,  modo de vida, seus rituais. Observar a riqueza da tradição oral traduzida em imagens, ora singelas, ora absurdamente poéticas, foi um dos benefícios proporcionados ao público que se fez presente às sessões realizadas.

     Essa Mostra, assim como a exibida anteriormente ("O Negro no Cinema Norte-Americano"), também faz parte do calendário de eventos do Módulo 1: A participação do Negro na construção sócio, política, econômica e cultural de Leopoldina, a primeira das cinco partes constantes do PROJETO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: LEOPOLDINA-MG desenvolvido pela Casa de Leitura Lya Botelho.


     Fundamental para a realização dessa Mostra foi o apoio incontinenti oferecido pelo Sr. Thomas Sparfel, diretor da Cinemateca da Embaixada da França que, além de fornecer os respectivos vídeos, fez divulgar no site daquela entidade uma "chamada de capa" sobre o evento. De extrema importância, também, a generosa e constante divulgação dada pelo jornal "Leopoldinense On-Line", trazendo o resumo dos filmes, seus horários de apresentação e demais curiosidades.


     Graças ao patrocíno da ENERGISA, que possibilita a disseminação de ações culturais múltiplas por toda a area de atuação e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, à qual a Casa de Leitura Lya Botelho pertence, eventos como esse que ampliam horizontes, derrubam barreiras, modificam formas arcaicas de pensar e propiciam um contato mais próximo entre as manifestações artístico-culturais praticadas no mundo, a população de Leopoldina teve a oportunidade de sediar uma Mostra de Cinema com essa qualidade crítica e estética.

     A Casa de Leitura Lya Botelho, agora todas as quintas-feiras, às 19:30h, continua a exibir filmes de grande importância, seja por seu valor histórico, pelo contexto social que aborda, pelo valor da obra literária adaptada, pelo impacto causado quando da sua realização, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Lembrando sempre que todas as sessões são gratuitas.

Apoio Cultural:



Apoio Institucional, Realização e Patrocínio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação e incentivamos que continue acompanhando nossas postagens.